O Que é Ler?



 O ato de ler é um procedimento que extrapola, isto é, vai além da simples decodificação da palavra escrita, por exigir um conhecimento de mundo que possibilite ao leitor (nós) uma visão crítica do texto lido.
Como bem diz Paulo Freire (1983 p. 11) a leitura do mundo precede a leitura da palavra, salientando ainda nada impedir que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquela, uma vez que linguagem e realidade são inseparáveis.
Somente vivenciando a realidade, tendo o completo domínio do universo sócio-linguistico cultural que o cerca, poderá o leitor fazer uma leitura crítica e estabelecer as possíveis relações entre o texto, contexto linguístico e contexto extralingüístico, sendo os dois últimos de indiscutível importância para a compreensão global do primeiro.

Existe sim uma relação inegável entre leitura e escrita, no entanto não lemos somente o que está escrito. Podemos ler uma imagem, um filme, um gesto, uma música que ouvimos, uma situação, enfim tudo que nos cerca. E para todas essas leituras serem concretizadas fazemos uso de todo conhecimento adquirido durante a nossa vida, ou seja, o conhecimento de mundo, o linguístico e o textual, pois da soma desses diversos níveis de conhecimento resultará a construção do sentido de um texto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ler é importante para obtermos mais conhecimento, dialogar melhor, interpretar textos com mais clareza e conhecer algo que não conhecemos.

Leidiane