Quem Somos



 Justificativa
         
         As histórias da Literatura infantil e infanto-juvenil têm papel fundamental na formação do individuo, tornando-o criativo crítico e capaz de tomar suas próprias decisões.
            Em tempos de crise de leitura como o que estamos vivendo, em que fazer uma criança ler é muito difícil e quase impossível, uma vez que a mídia e todo seu poder de sedução e os jogos eletrônicos na internet atraem bem mais que um livro, é preciso que a escola e sobretudo nós professores voltemos nosso olhar para o poder de transformação que a leitura trás para a vida de nossos educandos.
            Quando se conta uma história, deve-se ter em mente que aquele momento será de grande valia para a formação da criança, seja esta escolar como também sua formação para a vida. Pois, através desse ato será formado um banco de dados de imagens e fatos que serão utilizados nas situações interativas vividas por elas ao longo de sua vida.
         “Ler para uma criança modifica sua vida” esta frase de Cora Coralina, famosa escritora de contos e histórias infantis tem nos acompanhado e serviu de inspiração para a elaboração dessas oficinas. Nosso objetivo com esse trabalho não é somente apresentar mais uma técnica de contação de histórias, mas contribuir com a efetivação de uma prática de leitura na escola e por extensão fora dela, uma vez que sabemos que o principal objetivo da escola e consequentemente da educação é ensinar às crianças o que elas levarão por toda a vida!
            E nas palavras de Silva (1989 p. 15) “ler é talvez a melhor coisa que a escola tem a ensinar para uma criança”. O nosso papel como educadores é contribuir para a construção de um mundo melhor e a leitura com todo seu poder de transformação pode contribuir para a concretização desse ideal.
           Portanto, apresentamos mais que simples oficinas de leitura e contação de histórias, mas uma alternativa de trabalho que além de dinamizar as aulas de leitura irá também contribuir para a formação de leitores autônomos e críticos.
            Parafraseando Fanny Abramovich ler é viajar numa viagem infinita. É dar asas à imaginação e por meio dela conhecer História, Geografia, Ciências e muitas outras coisas do mundo inteiro, sem precisar sair do lugar.

 
Objetivos:

* Nossas oficinas tem como objetivo geral desenvolver  o hábito da leitura  entre crianças, adolescentes e jovens conscientizando-os da importância da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem.

 
Objetivos específicos:


* Promover o espaço da biblioteca municipal;
* Difundir o espaço de leitura;
* Dentre os alunos da rede municipal de ensino e a comunidade em geral;
* Atrair o olhar da comunidade de mulungu para a biblioteca municipal;
* Oferecer oficinas e rodas de leitura no ambiente da biblioteca.


 
Desenvolvimento e metodologia:
       
       
              Recomenda-se que o educador faça todo um ritual antes do momento de contar uma história. O ideal é que o professor ao contar uma história, tenha uma diversidade de estratégias sendo consideradas como principais:

* Tocar a imaginação dos alunos, preparando-os para o momento por meio de questionamentos;
* Saber como utilizar a expressão corporal, o ritmo, os gestos e principalmente a entonação de voz, fazendo com que nesse momento a criança sinta-se envolvida pelo encantamento e pela fantasia;
* Reservar, pelo menos uma vez na semana, um momento para as crianças visitarem a biblioteca municipal e terem livre acesso aos livros, revistas etc. facilitando o manuseio desses materiais de leitura;
* Procurar compreender os aspectos que estão envolvidos no processo de apropriação da leitura e seus aspectos na visão lingüística, psicológica, social e fisiológica. (Ressalta-se que quando se tem o domínio de certo papel a desempenhar o resultado é totalmente diferenciado e qualificado).
* As Oficinas são realizadas no ambiente da biblioteca todas as quartas e quintas-feiras no horário das 14:00 às 16:00.