Exibição do Filme O Leitor


Para aprofundar ainda mais o conceito de texto e estimular a discussão sobre o papel e a importância da leitura exibimos o filme O Leitor adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

Avaliação: Como avaliação foi solicitado aos alunos que postassem nos comentários suas impressões sobre o filmes

Um comentário:

Projeto Borboletas disse...

TAMIRES:
Nesse filme o que percebi foi Hanna, uma mulher solitária, envolveu-se com um adolescente, no intuito que sabendo que ele sabia ler, usou ele, fazendo que ele lê-se para ela em troca eles teriam uma relação amorosa. ela não sabendo ler, analfabeta usava ele, e ele inocente se apaixonou por ela. mo entanto ela após uns dias some de sua vida, com um certo tempo reaparece em um julgamento sendo julgada, por ter matado 300 mulheres, assumindo uma culpa não sendo só dela, assumiu com vergonha por ser uma analfabeta a Michel após ter ajudado fitas e livros ela aprende. . . então Michel vai até ela ao chegar na cadeia ficou sabendo que ela tinha se suicidado. então porque se matou depois de tanto tempo? eis a pergunta. pode ter sido que como ela o desprezou, ele ao ir visita-lá também a desprezou e ela vendo que ao sair da cadeia o mundo seria diferente pra ela, a visão das pessoas, seria então não muito boa em relação à ela.

LEIDIANE:
O filme nos relata a vida de uma pessoa analfabeta, a personagem não sabia ler e nem escrever, mas isso não a impossibilitou de gostar de leituras, ela tinha uma profunda admiração pela leitura. Hanna, a personagem se sentia inferior, aos demais, e com isso a sua vida mudou por completo, no dia em que foi julgada, por ter escrito uma certa, mais ela sabia que não poderia ter escrito aquela carta, mesmo assim ela não quis se expor aos outros, por ser analfabeta, ela tinha vergonha dessa situação.

JOSEILMA:
Pra mi o filme começou quando Michael acha que descobra um "amor" por Hanna, ele acha que aquele momento encontra a "mulher da sua vida". passado algumas cenas, Hanna começa a desprezar Michael, então ele fica mal e acha que não consegue mais viver sem hanna. quando Hanna descobre que Michael sabe ler ela se espanta e se entusiasma e então Michael começa a ler pre Hanna, com isso ela sempre se envolve nas histórias com os personagens, ela ri, chora, até que Hanna começa a impor suas "condições". chega em certo dia e Hanna é promovida. e isso é a desgraça de Hanna, porque, por isso ela vai ser julgada por um erro do seu passado. . . . . .

IARA:
Bom no começo do filme eu não conseguia estender porque ela não lia nada se emocionava quando o "menino" lia pra ela, começava a chorar. eu achava que ela não lia porque achava bonito o menino lendo e tambem achava que ela mandava o menino ler pra ela ter um pretexto de ter relações com ele. depois ela foi embora passou muito tempo longe quando voltou o "menino" já tava bastante grande já tinha tido outra relação com outra mulher e daí já tinha tido uma filha. por coincidência foi pra um julgamento sem saber de nada. julgamento este que iria ser jugada a mulher que um dia tinha sido o grande amor da vida dele. e esse amor dó tinha sobrado no pensamento. quando começou o julgamento que ele viu ela e tudo mundo começou a jogar a culpa pra ela, ele e todo mundo começou a jogar a culpar pra ela, ele esperava que ela negasse e provasse que não era culpada de nada que não tinha sido ela que tinha escrito a carta. . . . .

DAYANA:
O filme foi muito bom mais tambem teve muitas coisas que acontece não só ali, como na vida real uma das coisas é o preconceito porque ela tinha vergonha de falar para todos que era analfabeta é por isso resolveu assumir toda culpa no tribunal para que ela não passace vergonha por não saber ler.

EDUARDA:
O filme nos transmite algo muito importante em nossa vida que é leitura. nos transmite tambem que existe algumas pessoas que tem vergonha de assumir que são analfabetas, ou seja, que não sabem ler, para não sofrer preconceito.