Oficina XXIII- Resenha

Como fazer a avaliação crítica de uma obra?

Resenha, ou resumo, é um texto produzido com a finalidade de analisar e comentar uma obra qualquer (literária, cinematográfica, pictórica, musical, teatral etc.). O resenhista, ou recensor, deve privilegiar como ponto de partida para a produção de seu trabalho, os seguintes aspectos:





*Leitura detalhada e crítica da obra;


*Informações bibliográficas e alguns dados biográficos mais significativos do autor;


*Produção de um resumo da obra, apresentando as principais ideias de seu autor, respeitadas suas intenções e impressões;


*Análise bem fundamentada de, ao menos, um aspecto relevante do texto;


*Apreciação do aspecto escolhido, ou seja, avaliação crítica em relação a esse aspecto;


*Escrita argumentativa clara, objetiva, coesa e coerente.






É importante lembra que a avaliação crítica não se limita a concordar ou discordar com o texto de referência, mas cabe ao resenhista emitir sua opinião de forma consistente. Para tanto, é aconselhável que o resensor busque aprofundar seus conhecimentos, pesquisando sobre o autor da obra, relacionando-o com suas outras produções (se ouver) e mostrando suas contribuições no domínio em questão.
Um outro ponto importante: a resenha deve incorporar o resumo e a avaliação crítica de forma harmônica, ou seja, o resenhista deve estabelecer um diálogo com a obra resenhada e seu autor.


Dica:
Os tipos mais conhecidos de resenhas são: a resenha descritiva (científica, técnica) e a resenha crítica (opinativa). Na primeira, o objetivo centra-se no julgamento das proposições feitas pelo autor da obra, ou seja. o resenhista deve analisar e comentar a pertinência e a aplicatividade daquilo que o autor expõe. Na segunda, o objetivo centra-se no julgamento de valor da obra, ou seja, na apreciação de seus aspectos estéticos, na qualidade de sua produção e apresentação.