Trecho de um texto que me fascina!

O texto do qual extrai esse fragmento me inspira e de certa forma posso dizer que direciona minha vida acadêmica. Leiam:


 
APRENDI que o ato de escrever é uma seqüela do ato de ler. É preciso captar com os olhos as imagens das letras, guardá-las no reservatório que temos em nossa mente e utilizá-las para compor depois nossas próprias palavras. [...]
APRENDI que, para aprender a escrever, tinha de escrever. Não adiantava só ficar falando de como é bonito escrever; eu tinha mesmo de enfrentar o trabalho braçal (e glúteo) de sentar e trabalhar.
Moacyr Scliar

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Ambiente virtual: Você faz parte dessa rede?


No mundo contemporâneo, tuitar, nerd, portabilidade, flex, bullying, balada, ecobag, chocólatra, mix, mochileiro, blogar... são palavras que circulam em muitos batepapos. O uso efetivo dessas palavras na fala corriqueira, na mídia (jornais, revista, rádio, televisão, vídeo, Twitter...), em livros fez com que elas migrassem para o dicionário. Mas, antes de a palavra entrar no dicionário, ela fica de quarentena – período de observação –, em que se verifica se foi incorporada pela sociedade ou se trata de um modismo. Agora, palavras do ambiente virtual fazem parte do acervo dos dicionários. Estudiosos da língua consultaram pesquisadores da área de informática, que explicaram tecnicamente cada uma das palavras, filtraram a informação e criaram o verbete. Você, leitor, navega muito na internet? Domina as expressões da rede? Quer identificar os verbetes do mundo digital?

Responda seguindo a sequencia no espaço dos comentários:


[Ingl.] Substantivo masculino. Inform. 1. Computador de uso pessoal que possui tela sensível ao toque. 2. Tipo especial de caneta, us. para registrar notas diretamente na tela do computador.

Verbo intransitivo. Manter (o internauta) um blog. [Conjug.: rogar.] [Ingl.] Substantivo masculino. V. livro eletrônico.

[Adapt. do ingl. photolog.] Substantivo masculino. Álbum de fotografias virtual, posto na internet.

[Ingl.] Substantivo masculino. 1. Cul. Biscoito crocante e macio, de forma arredondada, ger. recheado com nozes, passas etc. 2. Inform. Informação coletada por um navegador web que fica armazenada no computador, e que pode ser us. por sites da intranet.

[Ingl.] Substantivo masculino. Inform. Mensagem publicitária ou não, recebida via correio eletrônico, sem o consentimento ou solicitação do usuário.

[Do ingl. twitt(er) + ar2.] Verbo intransitivo. 1. Postar no Twitter comentários, informações, fotos etc. ger. de caráter pessoal ou institucional. 2. Acompanhar os fatos, ideias, informações etc. registrados por alguém em seu Twitter. [Conjug.: v. ajuizar.]

[Do sânscr. avatara; "descida" (do Céu à Terra), pelo fr. avatar.] Substantivo masculino. 1. Rel. Reencarnação de um deus, e, especialmente, no hinduísmo, reencarnação do deus Vixnu. 2. Transformação, transfiguração: "Aqui era a laranjeiracravo junto da qual o vira, como em um avatar, como em uma transfiguração, risonho, franco, comunicativo, sob o aspecto que em um momento a cativara". (Júlio Ribeiro, A Carne, p. 91.) 3. Inform. Cada um dos personagens de um jogo informático em que, ger., se empregam imagens gráficas animadas e outras técnicas de realidade virtual, que corresponde e é controlado por cada um dos participantes: O avatar de Pedro no jogo é um jovem detetive. 4. Inform. Imagem, realística ou não, associada a participante de uma rede social (q. v.).

[Ingl.] Substantivo masculino. V. livro eletrônico.






Fonte: comunidade virtual escrevendo o futuro, site das olimpíadas da língua portuguesa.

Importante!

A internet pode aproximar os alunos da Literatura?

Facebook, Orkut, games, e-mail, notícias, resumos, artigos, músicas, Youtube, Google...

Usamos a internet com diversas finalidades: desde checar as atualizações nas redes sociais, até para procurar um artigo científico dificílimo de encontrar nas bibliotecas, que, por algum motivo, alguém colocou na rede.
Mas e na escola? O que fazer quando pedimos para os alunos lerem um livro e eles apenas puxam o resumo no Google? É possível aproveitar as ferramentas disponíveis pela internet para aproximar os alunos da literatura? Como?
O que você acha de tudo isso?

Fonte: comunidade virtual escrevendo o futuro, site das olimpíadas da língua portuguesa.

Uma mensagem para todos da Oficina e os visitantes do nosso blog!







Reflitam nessa mensagem que recebi por e-mail da minha amiga a grande professora Liliane Tavares de Pirpirituba e agora partilho com vocês


Dê este coração a todos que não queres perder.  


                                                                                                  
        
 (incluindo a mim se não te importares.) 
 

 


 Tente conseguir 12.  Não é fácil. 


Nunca desvalorizes ninguém...
Guarde cada pessoa perto do teu coração...
Porque um dia podes acordar...
E perceber que perdeste um diamante....
Enquanto estavas muito ocupado(a) coleccionando pedras. 
 

Por falar em pedras...
...lembrei-me agora daquele poema lindíssimo de Fernando Pessoa que não resisto a enviar novamente (e devia ser lido todos os dias... e em voz alta, para o "ouvirmos" melhor!): 
 
 Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
 Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

(Fernando Pessoa)

--
«Só existe uma coisa melhor que fazer novos amigos, conservar os velhos.»
 (Elmer Letternam)




Texto para análise



SEGURA A ONÇA QUE EU SOU CAÇADOR DE PREÁ

(José Cândido de Carvalho)

Não passava de um modesto caçador de preá. Era Bentinho Alves, dos Alves de Arió do Pará. Em dia de semana gastava os olhos no pilulador da Farmácia Brito. Em tempo de feriado consumia as vistas no rasto dos preás. Até que resolveu caçar bicho de maior escama:
- Comigo agora é na onça! Ou mais que onça! Na tal da pantera negra.
Foi quando deu em Arió do Pará um doutor de erva aparelhado para fazer os maiores serviços de mato adentro. Mediante uns trocados, o curandeiro botava macaco para desgostar de banana e tamanduá correr com perna de coelho. Bentinho, exagerado, mandou que o especial em erva preparasse simpatia capaz de fazer morrer na pólvora de sua espingarda as caças mais grossas, coisa assim no montante de uma capivara de banhado ou uma onça das mais pintadas. E no ardume do entusiasmo:
- Ou mais! É aparecer e morrer.
O curandeiro tirou uma baforada do covil dos peitos e mandou que Bentinho largasse no rodapé do arvoredo mais galhoso uma figa de guiné de sociedade com fumo de rolo e pó de unha de tatu. Bentinho não fez outra coisa. E montado nessa simpatia, uma quinzena adiante, o aprendiz de botica entrava no mato. E bem não tinha dado meia dúzia de passos já o trabalho do curandeiro fazia efeito na forma de uma onçona de três metros de barriga por quatro de raiva. Bentinho, diante daquela montanha de carne e pêlo, largou a espingarda para subir de lagartixa pelo primeiro pé de pau que encontrou na alça de mira. E enquanto subia Bentinho falava para Bentinho:
- Curandeiro exagerado! Isso não é onça para aprendiz de farmácia. Isso é onça para doutor formado. Ou mais!
E voltou para sua caça miúda de preá.

Pistas para a interpretação

1. Após a leitura atenta do texto, divida-o em apresentação, complicação, clímax e desfecho.
2. Qual o tempo verbal que predomina na apresentação? Esse tempo é apropriado para indicar uma situação que se estende ao longo do tempo?
3. Qual o tempo verbal que surge ao ter início a complicação? Qual a principal diferença entre esse tempo e aquele que domina a apresentação?
4. Releia atentamente o quinto parágrafo do texto e observe os tempos verbais que aí aparecem. Procure justificar seu emprego.
5. A fala de Bentinho para Bentinho (sexto parágrafo) pode ser considerada uma avaliação da narrativa? Comente.
6. Resuma os três momentos da narrativa em relação ao protagonista: estado inicial, transformações e estado final.
7. Que tipo de narrador o texto utiliza? Justifique sua resposta com trechos do próprio texto.
8. O primeiro período do texto nos apresenta o protagonista por meio de uma afirmação. Seu desenvolvimento confirma essa colocação inicial?
9. Quem exerce o papel de antagonista?
10. De que forma é caracterizado o personagem coadjuvante?

Oficina XII

Oficina XII
Elementos básicos e essenciais da Narrativa: desvendando os mistérios do texto narrativo





A Narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.
Tem por objetivo contar uma história real, fictícia ou mesclando dados reais e imaginários. Baseia-se numa evolução de acontecimentos, mesmo que não mantenham relação de linearidade com o tempo real. Sendo assim, está pautada em verbos de ação e conectores temporais.
O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.

Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura:

Esquematizando temos:

- Apresentação;
- Complicação ou desenvolvimento;
- Clímax;
- Desfecho.
A narrativa pode estar em 1ª ou 3ª pessoa, dependendo do papel que o narrador assuma em relação à história. Numa narrativa em 1ª pessoa, o narrador participa ativamente dos fatos narrados, mesmo que não seja a personagem principal (narrador = personagem). Já a narrativa em 3ª pessoa traz o narrador como um observador dos fatos que pode até mesmo apresentar pensamentos de personagens do texto (narrador = observador).
O bom autor toma partido das duas opções de posicionamento para o narrador, a fim de criar uma história mais ou menor parcial, comprometida. Por exemplo, Machado de Assis, ao escrever Dom Casmurro, optou pela narrativa em 1ª pessoa justamente para apresentar-nos os fatos segundo um ponto de vista interno, portanto mais parcial e subjetivo.
Protagonistas e Antagonistas


A narrativa é centrada num conflito vivido pelos personagens. Diante disso, a importância dos personagens na construção do texto é evidente.
Podemos dizer que existe um protagonista (personagem principal) e um antagonista (personagem que atua contra o protagonista, impedindo-o de alcançar seus objetivos). Há também os adjuvantes ou coadjuvantes, esses são personagens secundários que também exercem papéis fundamentais na história.

Narração e Narratividade
Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e/ou ouvimos histórias o tempo todo.
Mas os textos que não pertencem ao campo da ficção não são considerados narração, pois essas não têm como objetivo envolver o leitor pela trama, pelo conflito.
Podemos dizer que nesses relatos há narratividade, que quer dizer, o modo de ser da narração.
Narração objetiva X Narração subjetiva
  • objetiva - apenas informa os fatos, sem se deixar envolver emocionalmente com o que está noticiado. É de cunho impessoal e direto.
  • subjetiva - leva-se em conta as emoções, os sentimentos envolvidos na história. São ressaltados os efeitos psicológicos que os acontecimentos desencadeiam nos personagens.
Observação
O fato de um narrador de 1ª pessoa envolver-se emocionalmente com mais facilidade na história, não significa que a narração subjetiva requeira sempre um narrador em 1ª pessoa ou vice-versa.


Os Elementos da Narrativa

Os elementos que compõem a narrativa são:

- Foco narrativo (1º e 3º pessoa);
- Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante);
- Narrador (narrador-personagem, narrador-observador).
- Tempo (cronológico e psicológico);
- Espaço.
ISSO ENVOLVE:
·         Fato - o que se vai narrar (O quê ?)
·         Tempo - quando o fato ocorreu (Quando ?)
·         Lugar - onde o fato se deu (Onde ?)
·         Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem ?)
·         Causa - motivo que determinou a ocorrência (Por quê ?)
·         Modo - como se deu o fato (Como ?)
·         Conseqüências (Geralmente provoca determinado desfecho)
A modalidade narrativa de texto pode constituir-se de diferentes maneiras: piada, peça teatral, crônica, novela, conto, fábula etc.
Uma narrativa pode trazer falas de personagens entremeadas aos acontecimentos, faz-se uso dos chamados discursos: direto, indireto ou indireto livre.
No discurso direto, o narrador transcreve as palavras da própria personagem. Para tanto, recomenda-se o uso de algumas notações gráficas que marquem tais falas: travessão, dois pontos, aspas. Mais modernamente alguns autores não fazem uso desses recursos.
O discurso indireto apresenta as palavras das personagens através do narrador que reproduz uma síntese do que ouviu, podendo suprimir ou modificar o que achar necessário. A estruturação desse discurso não carece de marcações gráficas especiais, uma vez que sempre é o narrador que detém a palavra. Usualmente, a estrutura traz verbo dicendi (elocução) e oração subordinada substantiva com verbo num tempo passado em relação à fala da personagem.
Quanto ao discurso indireto livre, é usado como uma estrutura bastante informal de colocar frases soltas, sem identificação de quem a proferiu, em meio ao texto. Trazem, muitas vezes, um pensamento do personagem ou do narrador, um juízo de valor ou opinião, um questionamento referente a algo mencionado no texto ou algo parecido. Esse tipo de discurso é o mais usado atualmente, sobretudo em crônicas de jornal, histórias infantis e pequenos contos.

O Foco Narrativo

Podemos defini-lo como a estratégia do autor para o desenvolvimento de seu conto. Assim, ele pode relatar como um observador externo, onisciente, como pode inserir-se como um dos personagens, e de seu ponto de vista contar a estória, ou ainda, contar esta mesma estória através dos olhos de um personagem secundário. Vejamos então as três possibilidades do foco narrativo:
Primeira Pessoa: O personagem principal conta a sua estória. O narrador se limita, a saber, de si mesmo, de sua própria vivência.
Segunda Pessoa: Um outro personagem narra a estória sob o seu ponto de vista, instalando as falas tanto do personagem principal, quanto dos outros no texto. A estória é apresentada através de seu ponto de vista, mesmo quando se vê obrigado a revelar aspectos aos quais, em circunstâncias normais, não teria acesso. É uma liberdade da qual o autor se utiliza, tal como no foco na primeira pessoa, para poder relatar a estória um ponto de vista mais amplo. Isto também se aplica quando o foco narrativo é na primeira pessoa.
Terceira Pessoa: Neste caso o conto é apresentado por um observador que tudo sabe sobre os personagens, seus destinos, idéias e pensamentos.