Como Escrever Argumentos Fortes


Acabo de ler um ensaio muito interessante intitulado How to Disagree (in english, of course) escrito por Paul Graham. Nele, o autor descreve sete níveis hierárquicos das formas de não concordar com algo.
Desde o nível mais baixo — simplesmente um ataque direto e desrespeitoso ao autor — até a refutação do ponto central — nível mais alto –, Graham dá uma breve explicação de cada um, com exemplos.
Concordo com a teoria do Paul, só discordo no fato dele não ter usado um gráfico para resumir seu ensaio. Mas não seja por isso.
Graham diz que a maioria dos argumentos que usam a contradição não são convincentes. Isso quer dizer que, a partir de agora, quando você for escrever um texto dissertativo/argumentativo, deve lembrar dessa pirâmide e estabelecer qual o tipo de argumento está usando. Se estiver abaixo da contradição, é melhor reformular seu raciocínio.


Postado Originalmente Em: http://www.lendo.org

Estratégias de Leitura Segundo Israel Solé

“O ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender.” (p.72)

•Leitura é “um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita (...).
• Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias e experiências prévias (...)” (p.23)


Estratégias fundamentais de compreensão de leitura:

•definição de objetivo da leitura,
•atualização de conhecimentos prévios,
•previsão,
•inferência e
•resumo.

Uma proposta de leitura em sala de aula deve contemplar três momentos:

•pré-leitura
•durante a leitura
. pós-leitura

PRÉ-LEITURA

1.a concepção que o professor tem sobre a leitura;
2.motivação para a leitura;
3.objetivos da leitura;
4.revisão e atualização do conhecimento prévio;
5.estabelecimento de previsões sobre o texto, baseadas nos aspectos do próprio texto; e
6.formulação de perguntas sobre o texto.

DURANTE A LEITURA...


•Como estratégia de leitura nesta etapa, a autora sugere as “tarefas de leitura compartilhadas”, em que o professor e o aluno assumem ora um, ora outro, a responsabilidade de organização e envolvimento no ato de ler.

PÓS-LEITURA


•ensino da “idéia principal” existente no texto
•o ensino do resumo
•formulação de perguntas e respostas (decodificação, compreensão e interpretação).

CONCLUSÃO

As estratégias de leitura, segundo Solé, podem ser utilizadas antes, durante e após a leitura, sendo que na pré leitura é feita uma análise, durante a leitura pode-se ter informações relevantes estabelecendo uma relação com as informações apresentadas no texto, e depois da leitura analisa-se o significado da mensagem do texto e a verificação de compreensão



 Bibliografia: SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura.Porto Alegre: Artes Médicas, 199 (texto extraído do blog ofício de professor)



Postado Originalmente Em: http://artedeeducarerika.blogspot.com

Escrever não é difícil



Escrever não é difícil quem disser isso é porque não tem coragem de expressar sua opinião e vencer seus obstáculos.






Não precisa ter medo de escrever! O importante é que você tenha segurança no assunto, isto é, saiba o que esta escrevendo. Não escreve sobre algo que você não conhece, pois isso pode gerar como resultado um mal texto.
Disse certa vez Donald Weiss "Escrever é falar no papel", eu concordo com essa afirmação, pois quando nos detemos a escrever colocamos ali todas as nossas experiências, sentimentos, convicções. Defendemos nosso ponto de vista, com base em argumentos oriundos de nosso esforço, de nossa vontade! 
E a arte de escrever, isto é, a escrita nos concede esse poder! O poder de registrar, e depois de registrado alguns podem até não concordar  e contestar nossas idéias, mas já está registrado. Foi o que disse Pilatos quando foi indagado em tom de contestação pelos fariseus judeus a respeito do que havia escrito na "placa" posta na Cruz de Jesus: "O que escrevi está escrito!" e não podia mais ser mudado.
Portanto escrevam, e expressem suas opiniões. Não se preocupem de início com uma escrita correta, com concordância e todo blá blá blá da gramática normativa, pois isso depois se corrige na revisão. Sabemos que toda escrita merece uma revisão, isto é, uma revisita ao que foi escrito para correção e alguns ajustes necessários. Até mesmo os grandes autores da Literatura se debruçavam horas e horas sobre seus escritos para revisar. E isso quando não pediam a um amigo(a) que fizesse isso.


Repito não tenham medo de escrever, afinal não é nenhum bicho de sete cabeças!




A vida é feita de obstáculos que devem ser vencidos! Não importa o tamanho deles, afinal se não o enfrentarmos hoje teremos que enfrentar amanhã, mas de toda forma iremos nos deparar com eles!

Por isso debruce-se agora sobre seu trabalho e comece a produzi-lo, só assim você conseguirá terminá-lo. É isso que eu vou fazer agora também, pois tenho uma Monografia para concluir e um projeto de mestrado para terminar. Abraço a todos e aguardo vocês na próxima oficina de leitura.



Lembrando visitem a Biblioteca! Ser um bom leitor é o primeiro passo para se tornar um bom escritor.

Prof. Felipe




Uma prévia da próxima Oficina que serve como revisão para os faltosos!

Como Fazer um texto Dissertativo



Em todo texto, é preciso organizar as palavras, as ideias, tudo isso dentro de parágrafos. Para isso, faz-se necessário cumprir dois passos de suma importância para que você tenha êxito em seu texto dissertativo.

1. Primeiro passo – Levantar as ideias



Esta primeira fase é fundamental para a execução do trabalho. Muitas ideias talvez nem sejam utilizadas depois; outras talvez surjam mais adiante.
Imagine que você recebeu, como proposta de redação, o seguinte tema: “Poluição dos rios”. Veja como é feito um possível levantamento de ideias sobre este tema:
Levantamento de ideias sobre o tema “Poluição dos rios”
  • Morte de vários peixes;
  • Desequilíbrio na flora e na fauna aquática;
  • Indústrias despejam poluentes nas águas;
  • Na Inglaterra, foi recuperado um rio totalmente poluído, o Tâmisa;
  • Nenhum controle por parte das autoridades responsáveis;
  • Poluição da água que bebemos;
  • Detergentes biodegradáveis.
Estas são apenas algumas ideias que podemos ter sobre o tema, e também temos a possibilidade de encontrar mais algumas, como já foi dito.

2. Segundo passo – Organizar as ideias



Feito o primeiro passo, agora é só organizar as ideias em parágrafos. Vimos, na primeira postagem, que a dissertação é dividida em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. É aconselhável que se faça, primeiro, os parágrafos de Desenvolvimento, para que sejam organizadas todas as ideias encontradas; e, depois, a Introdução e a Conclusão.

No caso do tema proposto (”Poluição dos rios”), podemos fazer uma dissertação com o esboço de dissertação sobre Causa e Consequência. Assim, organizamos as ideias da seguinte maneira:

Título
Primeiro parágrafo
Introdução
Apresentação do tema.
Segundo parágrafo
Desenvolvimento 1
Apresentação da Causa do problema.
Terceiro parágrafo
Desenvolvimento 2
Apresentação das Consequências do problema.
Quarto parágrafo
Desenvolvimento 3
Apresentação da Solução do problema.
Quinto parágrafo
Conclusão
Expressão inicial (”Contudo”; “Portanto”; “De fato”) + reafirmação do tema + observação final.


Através deste esboço, vamos organizar as ideias apresentadas sobre o tema “Poluição dos rios”:

Morte de vários peixes.
Consequência
Desequilíbrio na flora e na fauna aquática.
Consequência
Indústrias despejam poluentes nas águas.
Causa
Na Inglaterra, foi recuperado um rio totalmente poluído, o Tâmisa.
Solução
Nenhum controle por parte das autoridades responsáveis.
Causa
Poluição da água que bebemos.
Consequência
Detergentes biodegradáveis
Solução


Feita esta divisão, agora é só organizar tudo em um rascunho para, depois, passar a limpo novamente, com todos os parágrafos organizados por você.
De acordo com um determinado tema, e com o levantamento de ideias posteriormente, também podemos organizar uma dissertação com outras estruturas:
Esquema Argumentativo. É o mais usado na maioria das dissertações.

Título
Primeiro parágrafo
Introdução
Apresentação do Tema (argumento 1 + argumento 2 + argumento 3).
Segundo parágrafo
Desenvolvimento 1
Desenvolvimento do argumento 1.
Terceiro parágrafo
Desenvolvimento 2
Desenvolvimento do argumento 2.
Quarto parágrafo
Desenvolvimento 3
Desenvolvimento do argumento 3.
Quinto parágrafo
Conclusão
Expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.



Esquema Argumentativo – favoráveis e contrários. Este esquema é mais utilizado quando o tema divide opiniões de tal modo que dificilmente podemos chegar a um posicionamento capaz de satisfazer a grande maioria das pessoas.

Título
Primeiro parágrafo
Introdução
Apresentação do tema (argumentos favoráveis + argumentos contrários).
Segundo parágrafo
Desenvolvimento 1
Análise dos argumentos favoráveis.
Terceiro parágrafo
Desenvolvimento 2
Análise dos argumentos contrários.
Quarto parágrafo


Conclusão




Expressão inicial + posicionamento pessoal em relação ao tema + observação final.


Observação importante

Diferença entre Dissertação e tese
(Gêneros)



Todo trabalho formulado ou mesmo desenvolvido em uma instituição de nível superior, visando à obtenção do título de mestre stricto sensu e posteriormente apresentada a uma banca estabelecida de professores ou mesmo especialistas na área da pesquisa realizada é considerado uma dissertação.
A diferença entre tese e dissertação refere-se “ao grau de profundidade e originalidade exigida na tese, defendida na conclusão de curso de doutoramento”. (FRANÇA, 1996)
Assim, a dissertação tem como finalidade a exposição ampliada e desenvolvida, de forma escrita ou oral, de um tema específico seja no âmbito científico, artístico ou ainda doutrinário. Já a tese tem como objetivo comprovar um tema determinado de acordo com a realização de pesquisa ou ainda pela observação do mesmo.
Tanto a dissertação ou tese quanto a monografia necessitam ser apresentados de acordo com as normas expostas pela ABNT ou Associação Brasileira de Normas Técnicas. Caso sua instituição possua um sistema de normas internas diferentes da ABNT, solicitamos apresentá-las na contratação de seu trabalho para que possamos realizar uma monografia que atenda as suas necessidades.
Agora é só...

Oficina XV Dúvidas de Gramática

Usos e abusos do Português




Eis uma confusão que persiste, embora as palavras em causa tenham sentidos opostos. Sob significa “debaixo de” (vem de sub, que se usa como elemento de formação em palavras como subterrâneo e subentender), sobre é “por cima de” e vem de super, que tem o mesmo sentido em latim.
Talvez por se tratar de duas palavrinhas curtas e semelhantes, ouve-se às vezes dizer, erradamente, que alguém está, por exemplo, “sobre pressão”, ou seja, usa-se sobre em vez de sob.
Há dias, numa série informativa do canal Panda, explicaram que “os gorilas vivem em grupos, sobre o comando de um macho líder.” Até estremeci! Uma coisa é ouvir uma pessoa cometer um erro destes na rua... mas num programa supostamente educativo para crianças e adolescentes? Como é que um tradutor comete um erro desses? E como se admite que quem edita e narra o texto não dê por ele?
Os gorilas obviamente obedecem ao líder. Como tal, estão debaixo do seu comando (sob) e não “acima” dele (“sobre”)...


Tampouco ou tão pouco

Tampouco significa “também não” e é advérbio. Geralmente, é usado na expressão “nem tampouco” para enfatizar o sentido de negação. Veja:

Não sei escrever esta palavra, você tampouco.
Não verifiquei se minha grafia está correta, nem tampouco a pontuação.

Tão pouco significa “muito pouco” e refere-se à medida (de tempo, de valor). Observe:

Faz tão pouco tempo que estamos trabalhando!
Que bom, o sapato que quero comprar custa tão pouco!


Oficina XIV

Oficina XIV


Texto Dissertativo / Argumentativo/Expositivo: desvendando o mistério da Dissertação

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.
O texto dissertativo (sequência de opiniões) é a capacidade de criar, organizar ideias sobre um determinado tema e dispô-las ordenadamente de modo a fazer sentido.
           É importante dizer que, dependendo do propósito, a dissertação tem caráter expositivo ou argumentativo. Vejamos essas duas posturas:
Dissertação Expositiva: o autor somente informa o leitor sobre determinado tema, sem o propósito de convencimento, não é importante obter adesões ao seu ponto de vista.

Exemplo

“O sistema presidencial de governo nasceu nos Estados Unidos com a constituição de 1787, na Convenção de Filadélfia.
Sua formação teórica foi precedida de fato histórico; não sendo, pois, obra de nenhum arranjo ou convenção teórica.
Sustenta-se que o presidencialismo é o poder monárquico na versão republicana.
O presidencialismo, ao contrário do parlamentarismo, é demarcado por uma rígida separação de Poderes, assentada na independência orgânica e na especialização funcional.” 


Dissertação Argumentativa: o autor, apoiado em evidências, debate ideias, refuta opiniões contrárias às suas, buscando influenciar o leitor.

Exemplo

Meio-ambiente e tecnologia: não há contraste, há solução
(Fragmento)


Uma das maiores preocupações do século XXI é a preservação ambiental, fator que envolve o futuro do planeta e, conseqüentemente, a sobrevivência humana. Contraditoriamente, esses problemas da natureza, quando analisados, são equivocadamente colocados em oposição à tecnologia.
O paradoxo acontece porque, de certa forma, o avanço tem um preço a se pagar. As indústrias, por exemplo, que são costumeiramente ligadas ao progresso, emitem quantidades exorbitantes de CO2 (carbono), responsáveis pelo prejuízo causado à Camada de Ozônio e, por conseguinte, problemas ambientais que afetam a população.

Fonte do fragmento de texto: http://centraldasletras.blogspot.com/2009/03/modelo-de-dissertacao-argumentativa-em.html



Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais.

1-Introdução

Apresentação do assunto, ou seja, o autor expõe o tema, a ideia principal da dissertação.

Que apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a idéia principal do texto.

Teatro e escola: o papel do educador

Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios”, o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina. (tese)

2-Desenvolvimento

            Discriminação dos aspectos que o tema envolve. Em se tratando de dissertação argumentativa, o autor fundamenta o texto através de estatísticas, dados, testemunho de autoridade etc.
Formado pelos parágrafos que fundamentam a tese. Normalmente,  em cada parágrafo, é apresentado e desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relações de causa e efeito ou comparações entre situações, épocas e lugares diferentes, pode também se apoiar em depoimentos ou citações de pessoas especializadas no assunto abordado, em dados estatísticos, pesquisas, alusões históricas.

O teatro grego apresentava uma função eminentemente pedagógica. Com sua tragédias, Sófocles e Eurípides não visavam apenas à diversão da platéia mas também, e sobretudo, pôr em discussão certos temas que dividiam a opinião pública naquele momento de transformação da sociedade grega. Poderia um filho desposar a própria mãe, depois de ter assassinado o pai de forma involuntária (tema de Édipo Rei)? Poderia uma mãe assassinar os filhos e depois matar-se por causa de um relacionamento amoroso (tema de Medeia e ainda atual, como comprova o caso da cruel mãe americana que, há alguns anos, jogou os filhos no lago para poder namorar livremente)?
Naquela sociedade, que vivia a transição dos valores místicos, baseados na tradição religiosa, para os valores da polis, isto é, aqueles resultantes da formação do Estado e suas leis, o teatro cumpria um papel político e pedagógico, à medida que punha em xeque e em choque essas duas ordens de valores e apontava novos caminhos para a civilização grega. "Ir ao teatro", para os gregos, não era apenas uma diversão, mas uma forma de refletir sobre o destino da própria comunidade em que se vivia, bem como sobre valores coletivos e individuais.
Deixando de lado as diferenças obviamente existentes em torno dos gêneros teatrais (tragédia, comédia, drama), em que o teatro grego, quanto a suas intenções, diferia do teatro moderno? Para Bertold Brecht, por exemplo, um dos mais significativos dramaturgos modernos, a função do teatro era, antes de tudo, divertir. Apesar disso, suas peças tiveram um papel essencial pedagógico voltadas para a conscientização de trabalhadores e para a resistência política na Alemanha nazista dos anos 30 do século XX.
O teatro, ao representar situações de nossa própria vida - sejam elas engraçadas, trágicas, políticas, sentimentais, etc. - põe o homem a nu, diante de si mesmo e de seu destino. Talvez na instantaneidade e na fugacidade do teatro resida todo o encanto e sua magia: a cada representação, a vida humana é recontada e exaltada. O teatro ensina, o teatro é escola. É uma forma de vida de ficção que ilumina com seus holofotes a vida real, muito além dos palcos e dos camarins.

3-Conclusão

            o autor volta à introdução, a fim de "arrematar" o texto, sendo, então, admissível que faça um pequeno resumo do desenvolvimento e assuma uma posição a respeito da ideia-núcleo.
Que geralmente retoma a tese, sintetizando as idéias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido. Mais raramente, a conclusão pode vir na forma de interrogação ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogação, ela é meramente retórica e deve já ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste quase sempre em uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma idéia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, dê novos significados ao texto.
Que o teatro seja uma forma alternativa de ensino e aprendizagem, é inegável. A escola sempre teve muito a aprender com o teatro, assim como este, de certa forma, e em linguagem própria, complementa o trabalho de gerações de educadores, preocupados com a formação plena do ser humano.      (conclusão)
Quisera as aulas também pudessem ter o encanto do teatro: a riqueza dos cenários, o cuidado com os figurinos, o envolvimento da música, o brilho da iluminação, a perfeição do texto e a vibração do público. Vamos ao teatro! (elemento-supresa)

Atenção: a linguagem do texto dissertativo-argumentativo costuma ser impessoal, objetiva e denotativa. Mais raramente, entretanto, há a combinação da objetividade com recursos poéticos, como metáforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padrão culto e formal da língua.

O Parágrafo

Além da estrutura global do texto dissertativo-argumentativo, é importante conhecer a estrutura de uma de suas unidades básicas: o parágrafo.
Parágrafo é uma unidade de texto organizada em torno de uma idéia-núcleo, que é desenvolvida por idéias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a tese ou idéia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.
Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a idéia-núcleo, as idéias secundárias (que desenvolvem a idéia-núcleo), a conclusão. Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.

SUGESTÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO COM BASE EM ESQUEMAS
ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO
1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3
2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1
3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2
4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.



Praticando
TEMA: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
POR QUÊ?
*arg. 1: Existem populações imersas em completa miséria.
*arg. 2: A paz é interrompida freqüentemente por conflitos internacionais.
*arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Produza um texto dissertativo a partir das orientações acima.

Oficina XIII- Aplicando a gramática aos textos

Acerca de, acerca de ou há cerca de?


     Muitas vezes ficamos em dúvida na hora de produzir um texto, principalmente  quando temos que usar algumas expressões.

     Na expressão “há cerca de” está inserido o verbo “haver” no sentido de tempo decorrido, sem saber o período com exatidão de dias, meses ou anos. Aproxima-se do sentido de “faz” quando também se refere a tempo. Na dúvida substitua o verbo “” por “faz”. 

     Observe:

Lembramos que a revolução ocorreu cerca de meio século. (faz cerca de)

Já o termo “acerca” ou a locução prepositiva “acerca de” têm significado de: “a respeito de”, “sobre algo”. 

Veja:

Falávamos acerca de sua resposta à professora.
Não falei nada acerca disso.

Portanto, temos:

a cerca de = perto de, aproximadamente, à volta de
acerca de = sobre, a respeito de, relativamente a, quanto a
há cerca de = existem perto de, faz aproximadamente

Exemplificando:

Essa loja fica a cerca de cem metros daqui. (=aproximadamente a cem metros...)
Ele vai dar uma conferência acerca de problemas ortográficos. (= sobre)
Há cerca de dois anos que não o vejo. (=faz aproximadamente)

Sintetizando a aula

1. A cerca de ou cerca de significam “aproximadamente”, “mais ou menos”.
Estávamos a cerca de dois quarteirões do local do crime.
Cerca de duas mil pessoas esteveram presentes no evento.

2. Acerca de é sinônimo de “a respeito de”.
Falei acerca da situação econômica do Brasil.

3. Há cerca de exprime tempo decorrido, significando “faz aproximadamente”.
Ele viajou há cerca de duas horas.

Exercícios

1- Complete com as expressões a cerca de, acerca de ou há cerca de:

a) A minha casa fica __________________ cinco minutos da escola.
b) O rapaz deu respostas corretas ____________________ todos os assuntos.
c) Ele deixou de fumar ___________________ dois meses.
d) ____________________ números, aconselho-te a leres este artigo.
e) Comecei este trabalho ______________________  uma semana.
f)  A passadeira está _______________________ cem metros da paragem.
g) Não falarei ______________________ esse assunto.
h) Falaram de um assunto ______________________ do qual nada sabia.
i) _______________ dez mil pessoas assistiram ao comício.
j) ______________ dez anos me aposentei.



2- Empregue adequadamente os termos: acerca de, a cerca de ou há cerca de:

a) Como sinto saudades! _________________ de dois anos que não o vejo.
b) Quando Márcia estava _____________________ de dois metros da sua casa, foi surpreendida pelos marginais.
c) Eu gosto muito de discutir __________________________ de questões relativas à cidadania.
d) Os alunos gostaram de assistir ao filme _________________________da história sobre a Mitologia Grega.
e) A multidão começou a se formar _____________________ de vinte minutos para aplaudir ao espetáculo.
f) Camboriú fica________ uma hora de carro da capital.