Escrever não é difícil



Escrever não é difícil quem disser isso é porque não tem coragem de expressar sua opinião e vencer seus obstáculos.






Não precisa ter medo de escrever! O importante é que você tenha segurança no assunto, isto é, saiba o que esta escrevendo. Não escreve sobre algo que você não conhece, pois isso pode gerar como resultado um mal texto.
Disse certa vez Donald Weiss "Escrever é falar no papel", eu concordo com essa afirmação, pois quando nos detemos a escrever colocamos ali todas as nossas experiências, sentimentos, convicções. Defendemos nosso ponto de vista, com base em argumentos oriundos de nosso esforço, de nossa vontade! 
E a arte de escrever, isto é, a escrita nos concede esse poder! O poder de registrar, e depois de registrado alguns podem até não concordar  e contestar nossas idéias, mas já está registrado. Foi o que disse Pilatos quando foi indagado em tom de contestação pelos fariseus judeus a respeito do que havia escrito na "placa" posta na Cruz de Jesus: "O que escrevi está escrito!" e não podia mais ser mudado.
Portanto escrevam, e expressem suas opiniões. Não se preocupem de início com uma escrita correta, com concordância e todo blá blá blá da gramática normativa, pois isso depois se corrige na revisão. Sabemos que toda escrita merece uma revisão, isto é, uma revisita ao que foi escrito para correção e alguns ajustes necessários. Até mesmo os grandes autores da Literatura se debruçavam horas e horas sobre seus escritos para revisar. E isso quando não pediam a um amigo(a) que fizesse isso.


Repito não tenham medo de escrever, afinal não é nenhum bicho de sete cabeças!




A vida é feita de obstáculos que devem ser vencidos! Não importa o tamanho deles, afinal se não o enfrentarmos hoje teremos que enfrentar amanhã, mas de toda forma iremos nos deparar com eles!

Por isso debruce-se agora sobre seu trabalho e comece a produzi-lo, só assim você conseguirá terminá-lo. É isso que eu vou fazer agora também, pois tenho uma Monografia para concluir e um projeto de mestrado para terminar. Abraço a todos e aguardo vocês na próxima oficina de leitura.



Lembrando visitem a Biblioteca! Ser um bom leitor é o primeiro passo para se tornar um bom escritor.

Prof. Felipe




3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Prof. Felipe e pessoal das oficinas de leitura! Gente não conheço vocês, mas navegando no mundo virtual encontrei o blog de vocês que por sinal é maravilhoso! Amei o título e o conteúdo é de primeira qualidade. Essa cidade está de parabéns, dá pra ver que investe em educação e que conta com excelentes profissionais em seu quadro de funcionário.

Só tenho uma sugestão: postem fotos dos trabalhos e também uma sessão com textos produzidos pelos alunos! Seria sensacional ver a interatividade que já sentimos expressada.

Achei simplesmente maravilhoso e quero um dia conhecer esse trabalho de perto para poder levar aos quatro cantos do meu município essa experiência!

Marisa Lopes
Sou professora de Língua Portuguesa e coordenadora da Biblioteca Municipal de Jacarepaguá/RJ

Anônimo disse...

Pena que suas aula são a tarde. Eu gostaria muito de ser seu aluno. Axo que suas aulas devem ser muito boas. Vou pedir ao Diretor do colégio que contrate o senhor ano que vem. Já que Cida só ensina a noite. Precisamos de um professor de português de verdade no Major Antônio

Anônimo disse...

É realmente uma lástima que nem todo educador pensa assim! Ao contrário obrigam os alunos a produzirem textos coesos e coerentes, porém nem eles mesmos são capazes de o fazerem. É isso que eu penso, pois se não ensinam é porque não sabem fazer.
Vejam o apelo dessa criança aí em cima. Imagino que seja uma criança e que tem um(a) péssimo(a) professor(a) de língua, pois escreve com alguns erros e apela pedindo um outro professor nem o nome a pobrezinha colocou, decerto com medo de ser repreendida.

Parabéns pelo empenho. Espero que seja reconhecido!

Ruth Almeida
Cacimba de Dentro