Incentivar o Hábito da Leitura e Aprimorar Habilidades de Interpretação e Produção Textual foi a Proposta do Projeto " Como Borboletas: Da Leitura Do Mundo Para a Leitura da Palavra" Uma Iniciativa Pioneira no Município de Mulungu, No Interior da Paraíba

Realizado nos espaços da Biblioteca Proª Alzira Bezerra sob a responsabilidade do pedagogo e especialista em Didática, Felipe Pereira, o projeto que contou com total apoio da Secretaria Municipal de Educação, atendeu a todas as pessoas que tinham o desejo de ampliar seu conhecimento sobre a Língua Portuguesa. Por meio de oficinas temáticas os alunos puderam vivenciar situações e participar de várias atividades que ajudaram a consolidar as informações transmitidas, transformando experiências em conhecimento.

Lidiane Nogueira do Nascimento
3° LUGAR Letras UEPB- Inscrição: 3609026
Adriana Ananias da Silva
Letras UEPB- Inscrição: 3607033
Francisco Camilo Pereira Neto
Letras UEPB- Inscrição: 3608039
Eduardo Araújo de Oliveira
Letras UEPB- Inscrição: 3608026


Não demorou muito para que os primeiros frutos aparecessem: quatro participantes foram aprovados no vestibular da UEPB( Universidade Estadual da Paraíba) incluindo o 3° lugar em Letras. A equipe organizadora do projeto se orgulha em ter contribuído com uma maior compreensão do ato de ler bem como com as aprovações e promete, em 2012, ampliar suas atividades difundindo ainda mais o saber em nossa cidade.

Oficina XXIII- Resenha

Como fazer a avaliação crítica de uma obra?

Resenha, ou resumo, é um texto produzido com a finalidade de analisar e comentar uma obra qualquer (literária, cinematográfica, pictórica, musical, teatral etc.). O resenhista, ou recensor, deve privilegiar como ponto de partida para a produção de seu trabalho, os seguintes aspectos:





*Leitura detalhada e crítica da obra;


*Informações bibliográficas e alguns dados biográficos mais significativos do autor;


*Produção de um resumo da obra, apresentando as principais ideias de seu autor, respeitadas suas intenções e impressões;


*Análise bem fundamentada de, ao menos, um aspecto relevante do texto;


*Apreciação do aspecto escolhido, ou seja, avaliação crítica em relação a esse aspecto;


*Escrita argumentativa clara, objetiva, coesa e coerente.






É importante lembra que a avaliação crítica não se limita a concordar ou discordar com o texto de referência, mas cabe ao resenhista emitir sua opinião de forma consistente. Para tanto, é aconselhável que o resensor busque aprofundar seus conhecimentos, pesquisando sobre o autor da obra, relacionando-o com suas outras produções (se ouver) e mostrando suas contribuições no domínio em questão.
Um outro ponto importante: a resenha deve incorporar o resumo e a avaliação crítica de forma harmônica, ou seja, o resenhista deve estabelecer um diálogo com a obra resenhada e seu autor.


Dica:
Os tipos mais conhecidos de resenhas são: a resenha descritiva (científica, técnica) e a resenha crítica (opinativa). Na primeira, o objetivo centra-se no julgamento das proposições feitas pelo autor da obra, ou seja. o resenhista deve analisar e comentar a pertinência e a aplicatividade daquilo que o autor expõe. Na segunda, o objetivo centra-se no julgamento de valor da obra, ou seja, na apreciação de seus aspectos estéticos, na qualidade de sua produção e apresentação.

Oficina XXII- Dicas Para Bem Redigir

Os dez mandamentos de uma boa redação

1- Antes e depois da produção da redação, uma leitura atenta da proposta deve ser realizada para conferir se o texto realmente cumpre as exigências da prova. O tema pode variar, mas, de uma forma ou de outra, toda proposta de redação exige diversos conhecimentos do autor;

2- Reunir dados dos textos motivadores ou dos seus conhecimentos;

3- Se a proposta for um texto dissertativo-argumnetativo faça-o em norma culta;

4- Apresente propostas para defender seu ponto de vista solidamente, mesmo que o tema seja polêmico;

5- Apresente propostas para resolver/solucionar o problema respeitando os limites humanos;

6- Selecione as informações e argumentos organizando-os em grupos funcionais para compor cada parágrafo;

7- Relacione cada parágrafo com o seguinte para que a leitura de uma etapa do texto conduza à próxima numa sequencia lógica;

8- Não deixar reticências(. . .) nas suas afirmações, isto é, seja claro, conciso, objetivo e não deixe dúvidas nem insinuações vagas. Fale somente do que você sabe;

9- Não dialogue com o leitor, ponha-se sempre de igual. Lembre-se você não está escrevendo um texto de auto-ajuda;

10- Seja coerente com seu ponto de vista na conclusão, cuidado para não iniciar uma nova discussão.

Oficina XXI- Figuras de Linguagem

Conheça os Principais Tipos


Metáfora- é o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhança.
Exemplo: Meu pensamento é um rio subterrâneo.
Comparação- é uma atribuição de características de um ser a outro em virtude de uma determinada semelhança.
Exemplo: Minha boca é um túmulo.
Prosopopéia- atribui características humanas a seres inanimados.
Exemplo: O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
Sinestesia- consiste na fusão de impressões sensoriais diferentes.
Exemplo: A luz crua da madrugada invadia meu quarto.


Catacrese- é uma metáfora desgastada, tão usual que já não percebemos.
Exemplo: O pé da mesa estava quebrado.
Metonímia- é a substituição de uma palavra por outra, quando existe uma relação lógica, uma proximidade de sentidos que permite essa troca.
Exemplo: Não tinha teto em que se abriga-se.
Antítese- consiste no uso de palavras de sentidos opostos.
Exemplo: Os jardins têm vida e morte.
Eufemismo- consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis.
Exemplo: Ele enriqueceu por meios ilícitos.
Hipérbole- é um exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva à ideia.
Exemplo: Estou morrendo de sede.
Ironia- consiste na inversão dos sentidos, ou seja, afirmamos o contrário do que pensamos.
Exemplo: A excelente dona inácia era mestra na arte de judiar de crianças.
Onomatopéia- consiste na reprodução ou imitação do som ou da voz natural dos seres.
Exemplo: Tic tac tic tac. . .
Aliteração- consiste na repetição de um determinado som consonantal no início ou no interior das palavras.
Exemplo: Esperando, parada, pregada na pedra do porto.
Zeugma- consiste na omissão de um termo já empregado anteriormente.
Exemplo: Amo você, mas não gosto de suas manias,embora também ás tenha.
Pleonasmo- consiste na intensificação de um termo através de sua repetição, reforçando seu significado.
Exemplo: ". . .É rir meu riso e derramar meu pranto. . ."
Assíndeto- ocorre quando há a ausência da conjunção entre duas orações.
Exemplo: Vivi venci.
Anacoluto- consiste numa mudança repentina da construção sintática da frase.
Exemplo: A vida, não sei se ela realmente vale alguma coisa.


Atividade sobre Ambiguidade


Pedimos a nossos alunos para reescrevessem de forma correta algumas frases que apresentavam ambiguidade. Confira o resultado:



Como era: "O professor falou com o aluno parado na sala"
Como ficou: 1- O professor falou com o aluno que estava parado na sala
                   2- O professor estava parado na sala e falou com o aluno
                                                                                          Adriana, Manuella e Elizangêla


Como era: "A polícia cercou o ladrão do banco na rua Santos"
Como ficou: 1- Os policiais cercaram o ladrão no banco da rua Santos
                   2- O ladrão do banco foi cercado pela polícia na rua Santos
                                                                                          Amanda e Rayra Talyta


Como era: "Pessoas que consomem bebidas alcoólicas com frequência apresentam sintomas de irritabilidade e depressão"
Como ficou: 1-Irritabilidade e depressão são sintomas de pessoas que consomem bebidas alcoólicas frequentemente.
                   2-Pessoas que têm irritabilidade e depressão consomem bebidas alcoólicas.
                                                                                           Eduardo e Emília